quinta-feira, 10 de maio de 2007

Será que é comigo?

A reforma da língua portuguesa que pretende aproximar o idioma escrito entre as nações que praticam a última flor do lácio, inculta e bela ainda não foi aprovada, mas do lado de cá de além mar já se tem praticado, pelo menos na língua escrita alguns, digamos assim, neologismos. A Academia Brasileira de Letras deveria mandar alguns de seus eruditos darem uma passada por aqui. E os representantes da terrinha também, já que eles ainda não se manifestaram a respeito.

É que mais do que eliminar tremas e circunflexos – os famosos chapeuzinhos –, nestas terras pros lados da Chácara Santo Antônio (olha ele aí, o chapeuzinho) tem se usado vocábulos revisitados que causariam estranhamento em nosso ilustre Guima (Guimarães Rosa, para quem não ligou o apelido a pessoa). E mais que isso, alguns pensamentos ditos em voz alta deixariam muitos pensadores encafifados (adoro esta palavra ! me lembra os mafagafinhos...), pois a filosofia, aquela tal um dia chamada de vã, tem rolado solta. Afinal, o Millor já disse “livre pensar é só pensar”.

E aí eu, livremente, só fico pensando nas intermináveis horas sobre os livros fazendo exercícios de acentuação de proparoxítonas, paroxítonas e oxítonas. Não, caro leitor, não se trata de nenhuma família de bactérias. São apenas os nomes dados às palavras, dependendo de qual é a sílaba tônica, aquela que tem um som mais forte e nada tem a ver com aquela água com quinino. Isto que é multi-disciplinaridade (vixi, será que isto existe?).

E é isso aí. E eu não sou nem paca nem tatu nem cotia. Sou apenas uma colaboradora esporádica, sem lenço, documento ou compromisso.

Beijocas.

P.S.: Texto escrito por Claudia Palladino e publicado por mim, a Cotia, com a devida autorização da convidada.

2 comentários:

Caty disse...

Chapéuzinhos, Guima (olha a intimidade), encafifado e mafagafinhos.... hahahaahahahah Ri moito! Cráu, vamos ter que criar um pseudônimo pra vc tb... seu texto tá hilário!

Bobie Salles disse...

Concordo com a Paca...
Ficou ótemo mesmo!

P.S.: ainda sou suspeita??? hehehehe